Em que posso ajudar?

Galvanização Eletrolítica

Galvanização Eletrolítica

O termo galvanização nasceu da descoberta do cientista Luigi Galvani (1757 – 1798) que consiste em aplicar uma camada de Zinco a um metal a fim de protegê-lo contra a corrosão. Este processo garante excepcional aumento na durabilidade do material sendo que o mesmo poderá ser aplicado em varias áreas da Construção Civil e Automobilística.

Trata-se de um dos mais antigos processos industriais, que surgiu com a necessidade de obter-se características físico-químicas diferentes das dos materiais utilizados para confecção de diferentes tipos de peças e equipamentos.

Na prática, é importante saber onde a peça a ser zincada irá ser exposta, durante sua vida útil, para definir a espessura de camada a ser aplicada. Além da espessura da camada, também é de grande importância a cromatização ou passivação posterior.

Surgiu principalmente em decorrência das crescentes exigências governamentais, em todo o mundo, para evitar a poluição de rios com águas contaminadas com cianetos e outros produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

Atualmente, temos agora em uso banhos alcalinos completamente isentos de cianetos e com vantagens também para o aspecto das camadas depositadas.

Em linhas gerais, o processo isento de cianetos apresenta características como excelente penetração e uniformidade de camada, isenção de corrosão branca em áreas de solda e controle químico da solução relativamente fácil. Por ser isento de Cianeto, reduz sensivelmente o custo do tratamento de efluentes e a agressão ao meio ambiente e menor custo de montagem, quando comparado aos processos convencionais cianídricos.

Em virtude dos recentes desenvolvimentos dos banhos de zinco ácido, hoje é usado como base dos banhos modernos o cloreto de potássio e o cloreto de zinco.

O banho de Zinco Ácido tem uma maior velocidade de deposição devido a eficiência catódica, um maior brilho que permite a substituição o acabamento com níquel ou cromo em alguns casos, além de ser bastante utilizado pois permite a deposição direta sobre o aço fundido e possui o poder de nivelamento.

Interessado em nossos serviços?

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, tire suas dúvidas e solicite um orçamento.